Buscar
  • Amanda Delaporta

Dicas de como acalmar o bebê.


Recém-nascidos, a definição de perfeição divina! Eles transmitem paz, amor, esperança.. tudo isso apenas por estar presente. Mas é preciso saber que os recém-nascidos tem apenas uma forma de se expressar, que é chorando. Quando o choro vem e não conseguimos acalmar o bebê, todos aqueles sentimentos bons são substituídos pelo desespero. Não a nada mais desesperador do que ouvir uma criança chorar e não conseguir acalma-lá não é mesmo? Por isso eu decidi trazer algumas técnicas que utilizo no ensaio Newborn para ajudar você mamãe ou fotógrafo, a acalmar o bebê 🤗 Minhas técnicas são baseadas na na regra dos 5 s do autor Dr. Harvey Karp. Vamos aprender?

A regra dos 5 s

* 1 – Swaddling (embrulhar): embrulhe o bebê em um cueiro, deixando os braços bem juntinhos ao corpo, bem apertadinho. A lógica é que a restrição simula as condições de vida uterina e “desativa” os reflexos que podem despertar ou assustar o bebê.

2 – Side-lyung (deite-o de lado): com ele embrulhado, vire-o de lado, segurando-o como se fosse uma bola de futebol americano, com a barriguinha um pouco para baixo.

3 – Shushing (fala “shhh”): isso é instintivo, mas é bom saber o porquê: este som tem efeito calmante. O dr. Harvey Karp explica que o barulho deve ser mais alto que o choro do bebê, simulando o ambiente uterino (e lá não era silencioso!). Você pode usar um secador de cabelo ou até aplicativo de celular para reproduzir este som. ( uso o aplicativo não chore meu bebê)

4 – Swinging (balançar): é instintivo balançar ou embalar o bebê, de forma rítmica. Mas lembre-se que deve ser como em uma cadeira de balanço. Não se deve sacudi-lo. Os movimentos contínuos do balançar tem efeito hipnótico, fazendo o bebê entrar no sono mais fácil.

5 - Sucking (sugar): quando o bebê usa os músculos para sugar uma chupeta, no peito ou na pontinha do seu dedo (limpo, claro), isso o acalma.

E uma técnica que uso fora os 5 s, é de pousar minha mão ou até mesmo fazer carinho de cima pra baixo na testa do bebê, ajudando então a fechar os olhinhos para embalar no sono.

Gostou das técnicas? Assista a nossa WEBNÁRIO para entender melhor na prática.


52 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

AMANDA DELAPORTA